domingo, 29 de maio de 2011

David Coimbra, o fim do mundo e "os idiota".

Se você acha que há um erro de concordância no título desta postagem, cuidado! Você pode ser tachado de preconceituoso. Sim, você estará praticando o chamado "preconceito linguístico", algo que você NÃO deve manifestar ao ouvir alguém dizer "nóis pega os peixe", sob pena de ser chamado de reacionário!

"Preconceito linguístico" é o debate da moda. Eis aí uma das expressões mais ridículas que eu já ouvi e chega a ser inacreditável que, no Brasil de hoje, "intelectuais" basicamente ensinem às crianças que falar errado está certo.  Isto é, seria inacreditável se: (a) o Tiririca não tivesse sido o deputado mais votado do país, (b) se o debate não contasse com a chancela do MEC em defesa de quem fala errado e (c) se o MEC não estivesse inserido num contexto governamental onde tanta coisa errada é feita como se fosse certo.

Quem melhor sintetizou esse debate do preconceito linguístico foi o David Coimbra (vale a pena conferir: http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2011/05/26/aos-que-me-chamam-de-imbecil-com-carinho/?topo=77,1,). Eu sempre gostei do David Coimbra. Mas agora eu ADORO o David Coimbra, por duas razões:

Primeiro, porque com ele eu conquistei meu salvo conduto para dizer palavrões à vontade. É que, se alguém não gostar, eu estarei sendo, simplesmente, vítima de preconceito linguístico. Talvez a celeuma tenha valido só por isso...

Segundo, porque lendo a postagem que ele, carinhosamente, dedicou aos que o chamaram de imbecil, eu deixei de temer o fim do mundo. Acompanhar os ataques que foram dirigidos ao David porque ele disse o que pensa (e porque pensou certo) deixou-me, finalmente, convencida de que não é que o mundo possa acabar -- o mundo DEVE acabar!(1)

Não sei se quero estar viva para assistir à tomada do mundo pelos idiotas. Ou pelos idiota -- sem preconceito linguístico.

________________________
(1) A frase genial, cunhada pelo José Simão, refletia a perplexidade do gênio com o fato de, no Poder Legislativo, termos o Dep. Tiririca na comissão da educação, o Dep. Jair Bolsonaro na comissão dos direitos humanos, e o Sen. Renan Calheiros no Conselho de Ética... Como ele disse, não é que o mundo possa acabar, o mundo tem que acabar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário