sexta-feira, 23 de julho de 2010

Para Todos Existe Um Lugar no Cosmos?

Para todos existe um lugar no cosmos?

É de um grande amigo meu, um sábio filósofo, o Professor de Filosofia do Direito Dr. Cláudio Michelon, da Universidade de Edimburgo (então, não estou falando de qualquer um), a afirmação: “Para todos existe um lugar no cosmos”. A contextualização da afirmativa eu vou deixar pra outro momento, já que é relacionada a experiências acadêmicas e são muitas as que eu espero narrar aqui.

Eu sempre achei que ele estava correto, mas ultimamente estou em dúvida se existe um lugar no cosmos pra mim. Eu gosto de dizer o que penso, de exercer minha liberdade de expressão, meu direito de opinião. É isso, o que eu penso (e o que eu não penso), o que me distingue dos outros.

Pensar e dizer o que se pensa é algo muito difícil nos dias de hoje. Nos torna, muitas vezes, politicamente incorretos. Outro dia li na internet a seguinte definição para “diplomático”: o sujeito que pensa duas vezes antes de não dizer nada... E a vida está ficando assim, a gente prefere dizer nada a se incomodar ou ferir suscetibilidades.

Ser politicamente correto tem sido confundido com não dizer realmente o que se pensa, justamente por medo de parecer politicamente incorreto. Eu gosto de pensar e dizer o que penso, e não sei se ainda há um lugar no cosmos para gente como eu. Eu idolatro quem, como o Diogo Mainardi, diz o que pensa sem medo de ser infeliz.

Mas, diferente do Diogo, a verdade é que eu sou quase ninguém, de modo que a minha opinião é só uma opiniãozinha, um nadinha no cosmos. Por isso, depois de passar o dia e a noite na faculdade dizendo coisa séria, neste lugar vou me dar o direito de dizer as abobrinhas que eu passei represando. Vou jogar palavras ao vento, como gosto de fazer quando estou entre amigos, dizer coisas que me angustiam e dar a minha opiniãozinha quando ela vai na contra-mão dos consensos politicamente corretos.

Um comentário:

  1. Pois então, querida Ana Paula, preciso te dizer: tu não estás sozinha! Exceto pelo Diogo Mainardi (que não gosto porque não gosto - e hás de concordar comigo que tenho esse direito), tens meu apoio e minha solidariedade. Fico feliz que tenhas levado a idéia do blog adiante, e podes contar com meus comentários honestos, desagradáveis, incômodos, e quiçá inadequados (uma das palavras da moda). Mas jamais preconceituosos! Assim, me despeço desejando-te muita inspiração pra escrever o que tiveres vontade. Um beijo da Renata, digo, Fabiana.
    PS: não podia deixar passar, rsrsrs!

    ResponderExcluir